Área do cabeçalho
gov.br
Portal da UFC Acesso a informação da UFC Ouvidoria Conteúdo disponível em: Português

Universidade Federal do Ceará
Curso de Engenharia de Alimentos

Área do conteúdo

Apresentação

O ensino em Engenharia de Alimentos no Brasil nasceu da necessidade em estimular o desenvolvimento tecnológico na área de alimentos no país. Inicialmente, algumas Escolas ministravam disciplinas relacionadas à área, mas nenhuma abrangia a tecnologia de todos os alimentos, com aplicação simultânea da ciência e da engenharia no processamento, distribuição e armazenamento dos produtos.

Em 1967, na Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), nasceu à primeira Faculdade de Tecnologia de Alimentos (FTA) da América Latina, denominada mais tarde como Faculdade de Engenharia de Alimentos – FEA. Esta Faculdade se tornou referência de qualidade em ensino e pesquisa para formação de profissionais especializados na área.
Atualmente, existem 74 Cursos de Engenharia de Alimentos reconhecidos pelo Ministério da Educação e Cultura (MEC), sendo 42,5 % no Sudeste, 28,8 % no Sul, 15,0 % no Nordeste, 9,6 % no Centro-Oeste e 4,1 % no Norte do Brasil.

O Curso de Engenharia de Alimentos da Universidade Federal do Ceará foi criado em 12 de setembro de 1975 pela Resolução nº 30 do CONSUNI – Conselho Universitário da UFC, por um grupo de Professores do Departamento de Zootecnia do Centro de Ciências Agrárias (CCA). Nessa época, o Curso foi chamado de Tecnologia de Alimentos por ser de curta duração, sendo reconhecido como Engenharia de Alimentos, com adaptações ao currículo mínimo, em 27 de janeiro de 1984 pelo CONSUNI/ UFC e em definitivo em 6 de agosto de 1984 pela Portaria nº 344 do MEC.

O Curso de Engenharia de Alimentos está vinculado ao Centro de Ciências Agrárias da Universidade Federal do Ceará (CCA/UFC), funcionando em tempo integral e modalidade presencial, sendo que, o acadêmico para se formar cursa dez semestres distribuídos em cinco anos, obtendo o grau de Bacharelado em Engenharia de Alimentos.
O Curso de Engenharia de Alimentos DEAL/CCA/UFC possui aproximadamente 447 alunos matriculados. A cada semestre ingressam 50 alunos, sendo formados em média 30 concludentes por semestre. Desde a sua criação, formou 1128 Engenheiros de Alimentos até 2015.1.

Acessar Ir para o topo