Área do cabeçalho
gov.br
Portal da UFC Acesso a informação da UFC Ouvidoria Conteúdo disponível em:Português
Brasão da Universidade Federal do Ceará

Universidade Federal do Ceará
Curso de Engenharia de Alimentos

Área do conteúdo

Infraestrutura

O Curso de Engenharia de Alimentos da UFC atende em termos de infraestrutura às recomendações do MEC, contando com os seguintes laboratórios: Laboratório de Refrigeração de Alimentos; Microbiologia de Alimentos; Laboratório de Análise Sensorial; Laboratório de Carnes e Pescados (Unidade de Processamento e Unidade Analítica); Laboratório de Controle de Qualidade e Secagem; Laboratório de Frutos e Hortaliças (Unidade de Processamento e Unidade Analítica); Laboratório de Cereais; Laboratório de Laticínios; Laboratório de Biotecnologia, Laboratório de Informática e Biblioteca de Ciências e Tecnologia.

Além dos laboratórios lotados no DEAL os discentes do curso de Engenharia de Alimentos utilizam laboratórios de diversas Unidades da UFC no desenvolvimento das aulas práticas. O curso de graduação é sediado no CCA, mas conta com a participação de outras unidades da UFC, citando: Departamentos de Matemática e Estatística, Departamento de Física, Departamento de Físico-Química e Analítica, Departamento de Química Orgânica e Inorgânica, Secretaria de Tecnologia da Informática, Faculdade de Administração e Ciências Econômica e Centro de Tecnologia.

No Departamento de Química, são realizadas aulas teóricas e práticas das diversas disciplinas de Química que conta com diversos laboratórios. Os discentes do curso de Engenharia de Alimentos utilizam os laboratórios de Química Geral, Química Orgânica, Fundamentos de Físico-química, Química Analítica Aplicada a Engenharia de Alimentos. Nos laboratórios do Instituto de Física são realizadas aulas práticas das disciplinas de Física Básica I e II e Física Experimental Básica. Na Secretária de Informática e Tecnologia existem diversos laboratórios de informática onde são ministradas as disciplinas da área (Introdução à Programação e disciplinas eletivas). No Centro de Tecnologia são ministradas as disciplinas de Mecânica dos Fluidos, Mecânica e Resistência dos Materiais.

As disciplinas profissionalizantes são ministradas no Departamento de Engenharia de Alimentos, sede do curso. A área física do DEAL conta com diversos laboratórios, salas de aula, sala de informática, secretaria, entre outros. Os laboratórios são utilizados para aulas práticas da graduação, pós-graduação, realização de pesquisa e/ou extensão.

A infraestrutura física existente atualmente consta de:

Laboratório de Microbiologia de Alimentos (área: 112,5 m²)

Objetivo: Apoiar as atividades didáticas e de pesquisa dos alunos do curso de Engenharia de Alimentos relacionadas à microbiológica de alimentos. Equipamentos existentes: autoclave, estufas bacteriológicas, microscópios, destilador, banho termostatizado, agitador para tubos vortex, BODs, geladeiras, freezers e destilador de água.

Laboratório de Biotecnologia (área: 75 m²)

Objetivo: Apoiar as atividades didáticas do curso de Engenharia de Alimentos relacionadas à área de biotecnologia de alimentos. Equipamentos existentes: Moinho Fristh, estufa Marconi, centrifuga, espectrofotômetro VIS, bateria de extração tipo Sebelin, pHmetro e Balança semi-analítica.

 

Laboratório de Carnes e Pescados

Unidade de Processamento (área: 106 m²)

Objetivo: Apoiar as atividades didáticas do curso de Engenharia de Alimentos relacionadas ao processamento de carnes e pescado. Equipamentos existentes: mesas de aço inox, embaladora à vácuo, freezers horizontais, câmera frigorífica e máquina de fabricação de gelo.

Unidade Analítica (área: 116,36 m²)

Objetivo: Apoiar as atividades didáticas do curso de Engenharia de Alimentos relacionadas às análises de carnes e pescados. Equipamentos existentes: texturômetro, evaporador rotativo, centrífugas com refrigeração, agitador para tubos vortex, bomba a vácuo, banho-maria, espectrofotômetro VIS, digestor e destilador de proteína, estufa de secagem, forno mufla, pHmetro digital, placas aquecedoras e dessecador.

 

Laboratório de Frutos e Hortaliças

Unidade Analítica (área: 82,62 m²)

Objetivo: Apoiar as atividades didáticas e de pesquisa na área de Engenharia de Alimentos relacionadas às análises de frutos e hortaliças. Equipamentos existentes: refratômetros, espectrofotômetro, pHmetro digital, agitador para tubos vortex, centrifuga refrigerada, placas aquecedoras, banho maria, bomba à vácuo, embaladora à vácuo, estufas com e sem circulação de ar, mufla, capelas exaustoras, freezers, BODs, colorímetro, reômetro, rotaevaporador, liofilizador, ultra freezer.

Laboratório de Controle de Qualidade e Secagem (área: 160 m²)

Objetivo: Apoiar as atividades didáticas do curso de Engenharia de Alimentos relacionadas a processos de secagem e controle de qualidade de alimentos de origem vegetal. Equipamentos: secador tipo spray-dryer, secado de leito fluidizado, secador de bandeija, medidor de atividade de água, penetrômetro, pHmetro digital, balanças analíticas e semi analíticas, viscosímetros, estufas, banho termostatizado, freezer e geladeiras, câmaras de refrigereção, B.O.Ds, colorímetros, espectrofotômetro,centrífugas, extratores de fibra e gordura, estufas, dosador de etileno e embaladora a vácuo.

Laboratório de Refrigeração de Alimentos (área: 45 m²)

Objetivo: Apoiar as atividades didáticas do curso de Engenharia de Alimentos relacionadas a refrigeração dos alimentos. Equipamentos existentes: Câmara de refrigeração, refrigerador, ultra-congelador, liofilizador de bancada, banho termostático, balanças analítica, termopares, registrador de temperatura e vidrarias.

Laboratório de Laticínios (área: 80 m²)

Objetivo: Apoiar as atividades didáticas e de pesquisa do curso de Engenharia de Alimentos relacionadas aos produtos lácteos. Equipamentos existentes: Trocador de calor de tanque encamisado (pasteurização lenta); Tanque encamisado aço inoxidável para processamento de queijos; Formas PVC para queijo; Prensa para queijos; Utensílios em aço inox para produção de queijo (agitadores, liras, etc); Embaladora de sacos de polietileno de produtos lácteos; Câmara fria; Refrigeradores; Freezer; Compressores de ar; Mesas de aço inoxidável. Acidímetro de Dornic; Butirômetros para leite com rolhas, para queijo e para creme; Disco de Arckeman; Autoclaves; Balança analítica; Crioscópio; Viscosímetro; pHmetro de bancada; Estufa de secagem; banho-maria; Centrifuga para butirômetros; Centrifuga de bancada; capela de exaustão de gases; Destilador de água, Dessecador; Microondas; Multiprocessador; lactodensímetro, Laktan (equipamento para determinação rápida de proteína, gordura, umidade etc) com problemas e luminômetro.

Laboratório de Cereais (área: 80 m²)

Objetivo: Apoiar as atividades didáticas do curso de Engenharia de Alimentos relacionadas a análise e desenvolvimento de produtos e derivados de cereais. Equipamentos existentes: Moinho, Aquecedor, Balança de Barra Triple, Balanças de Barra, Banhos termotatizado, Bomba à Vácuo, Centrífugas, Destilador de Água, Digestor de Proteína – Micro Kjedahl, Deionizador , Estufa à vácuo, Estufas de Secagem e Esterilização, Estufa com Circulação Forçada de Ar, Estabilizador Stark Miocrosol, Extrator de Gorduras Soxhlet, Espectrofotômetro UV, Espectrofotômetro SP22-BIOSPECTRO, Forno Mufla, Microcomputador, Monitor 15”, Microscópio Studart G, Potenciômetro , Placa Aquecedora, Polarímetro, Refratômetro.

Laboratório de Análise Sensorial (área: 44,17 m²)

Objetivo: Apoiar as atividades didáticas do curso de Engenharia de Alimentos relacionadas a analise sensorial. Equipamentos existentes: cabines individuais e cozinha dietética especial, processador, fogão convencional, freezer horizontal, geladeira.

Laboratório de Informática (área: 40 m²)

Objetivo: Apoiar as atividades didáticas do curso de Engenharia de Alimentos. Equipamentos existentes: 20 computadores com acesso a Internet, bancadas, cadeiras.
Laboratório de Nutrição Experimental (área: 100 m²)
Objetivo: Apoiar as atividades didáticas do curso de Engenharia de Alimentos relacionadas às disciplinas de Nutrição Básica e Funcional e Alimentos para Fins Especiais.

Logotipo da Superintendência de Tecnologia da Informação
Acessar Ir para o topo